Método Rolfing


O blog recebeu um e-mail que merece ser respondido, a um tempo atrás pediria que quem mandou se identificasse, mas pra mim hoje pouco importa,ainda mais por querer continuar na dúvida de que se trata ou não de um fisioterapeuta(ou futuro), já que o mesmo pediu(Em termos chulos) que explicasse o que é o método Ida Rolf. Então ao interessado lá vai...
O método Ida Rolf  é considerado como uma técnica que visa a integração estrutural, baseia-se em 10 sessões, sendo que antes disso quando aplicado corretamente já se pode ver seus efeitos anatomo/fisiológicos. Ele foi desenvolvido pela Doutora Ida Rolf a mais de cinco décadas, para sua construção ela baseou-se no principio de que o corpo recebe a ação da gravidade, e como tal , ele responde de forma compensatória criando de leves a graves alterações.
No principio quando começou a divulgá-lo Ida recebeu várias críticas de seus colegas, já que devido ao  “pensamento focal” que os mesmos possuíam, não perceberam que a gravidade devia sim ser levada em consideração, já que está é defendida a séculos como base primária do suporte de qualquer matéria. Matemáticos, físicos e cientistas como Isaac Newton e Albert Einstein  ao longo de VÁRIOS estudos deixaram aos cientistas atuais a conclusão  que essa se trata de uma das quatro forças fundamentais da natureza que implica em uma  “força de atração que existe entre todas as partículas com massa no universo.”   Coisa que é explicada ao fisioterapeuta ainda como acadêmico nas aulas que falam da força vetorial(Caso você leitor queira ir mais a fundo no assunto indico estudos da mecânica quântica pela explicação de autores como Kapandji).
Voltando a nosso interesse primário que é o método Rolfing, esse foi desenvolvido devido a medicina tradicional não ter respostas positivas em alguns casos estruturais sem que se remeta a conseqüências maiores que o problema, Ida então com um vasto conhecimento Biomédico investigou sobre sua conta técnicas milenares como a ioga, quiropráxia e osteopatia, o resultado desse estudo é o método aqui discutido.
Com a visão de que podemos manipular fisicamente o tecido conjuntivo(fáscia) e tornar a gravidade uma aliada para que haja um equilíbrio estrutural vertical, foi desenvolvida então duas formas da técnica, uma é Rolfing estrutural que é a base manual da técnica  e a outra é Rolfing Movimento  que já é desenvolvida em grupo e o realizador faz aconselhamentos e dinâmicas para posturas diárias correta. Ambas ajudam o corpo a ganhar equilíbrio e movimento  deixando de  lutar  com a força da gravidade e passando a adapta essa como aliada na boa postura, usando do próprio terapeuta como remetente dessa força de forma exata.
Segundo descrito no Wgate a técnica de Rolfing estrutural  realiza-se da seguinte forma:
“Inicialmente, começamos tocando nas áreas que se encontram mais contidas em seu processo de movimento e na relação com o todo da rede miofascial. Gradativamente, essas áreas são liberadas e ocorre uma sensação de mais espaço, alongamento, leveza e relaxamento nas partes manipuladas. O trabalho pode ser feito com o paciente deitado, sentado ou de pé, de acordo com a intenção da estratégia estabelecida pelo rolfista.”
“E a de Movimento são sessões que  podem ser feitas em grupo ou individualmente. Certos padrões corporais envolvem movimentos habituais e cotidianos que podem ser melhor desenvolvidos através de uma educação que integre corpo, mente e movimento.”
Apesar da escassez do método na literatura, é possível vê em alguns achados que a mesma é realizada vendo o corpo como blocos, então em cada sessão prioriza-se um desses blocos a ser trabalhado, é indicado também pela literatura que haja intervalos de uma semana entre as sessões para que o corpo se adapte as novas ordens, em alguns livros que falam de terapia complementares na fisioterapia há aconselhamento como o de continuar com o método após as 10 sessões para uma melhor eficácia, não ultrapassando porém 15 sessões, onde quando é observado pelo terapeuta nenhuma ou melhoras mínimas no paciente o tratamento deve ser interrompido, essa indicação se deve ao fato de que se não houve melhoras, a conduta está sendo realizada erroneamente ou o problema estrutural tem caráter crônico progressivo de corrente  de patologias genéticas.
Se você se interessou por  esse método sugiro que busque mais informações de como aplicar a técnica e faça da sua utilização a real resposta da sua eficácia.
Retornando ao remetente do e-mail deixo a dica que procure trocar o pensamento focal para pensamento multifocal e que se permita a conhecer as inúmeras técnicas que existem no mercado para se obter fins positivos ao paciente.